A História do Grupo de coroinhas de Pedras de Fogo
O grupo de coroinhas da então paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Pedras de Fogo-PB, foi criado no dia 31 de Março de 1996, no início da semana santa no domingo de ramos. A paróquia recém criada não contava ainda com jovens que auxiliassem nas celebrações, o que já era muito tradicional na paróquia vizinha de Itambé-PE. Por iniciativa do então pároco, o Padre Carlos Antônio de Sousa Maurício, foi criado o grupo de coroinhas que contava com alguns jovens que passaram a auxiliar nas missas, o primeiro coordenador do grupo era um catequista da comunidade que ensinou a parte básica da missa.
Logo de início os coroinhas não possuíam túnica para auxiliar, usavam então camisa branca que os identificavam como auxiliares. Surgiram muitas dúvidas sobre os nomes dos objetos, mas com o passar do tempo foram adquirindo experiência e confiança no serviço do altar, com o passar do tempo foram aceitos no grupo de coroinhas as primeiras meninas, muitas coisas ocorreram com o passar dos anos, foi então que houve a saída do Padre Carlos e a posse do Padre Moacir de Sousa Carreiro, que autorizou a entrada de crianças no grupo. O grupo cresceu e por ele já passaram mais de cem coroinhas.
Com a saída do Padre Moacir, toma posse o Padre Cícero Alberes Pereira, no ano de 2007 a pedido do Padre Alberes a paróquia foi elevada a Santuário por Dom Aldo di Cillo Pagotto, hoje o grupo de conta com 31 coroinhas, e muitos ainda hão de vir, pois nossa missão não pode parar.
Muitos jovens precisam sentir este chamado para servir ao altar assumindo a missão de coroinhas. Que São Tarcísio, nosso padroeiro e intercessor, possa velar sempre pelos jovens que tomam esta decisão de servir ao senhor com alegria, e nunca deixe esta chama viva se apagar dentro daqueles que o servem.