segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O Grupo de Coroinhas


        A História do Grupo de coroinhas de Pedras de Fogo

   O grupo de coroinhas da então paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Pedras de Fogo-PB, foi criado no dia 31 de Março de 1996, no início da semana santa no domingo de ramos. A paróquia recém criada não contava ainda com jovens que auxiliassem nas celebrações, o que já era muito tradicional na paróquia vizinha de Itambé-PE. Por iniciativa do então pároco, o Padre Carlos Antônio de Sousa Maurício, foi criado o grupo de coroinhas que contava com alguns jovens que passaram a auxiliar nas missas, o primeiro coordenador do grupo era um catequista da comunidade que ensinou a parte básica da missa.
  Logo de início os coroinhas não possuíam túnica para auxiliar, usavam então camisa branca que os identificavam como auxiliares. Surgiram muitas dúvidas sobre os nomes dos objetos, mas com o passar do tempo foram adquirindo experiência e confiança no serviço do altar, com o passar do tempo foram aceitos no grupo de coroinhas as primeiras meninas, muitas coisas ocorreram com o passar dos anos, foi então que houve a saída do Padre Carlos e a posse do Padre Moacir de Sousa Carreiro, que autorizou a entrada de crianças no grupo. O grupo cresceu e por ele já passaram mais de cem coroinhas.
  Com a saída do Padre Moacir, toma posse o Padre Cícero Alberes Pereira, no ano de 2007 a pedido do Padre Alberes a paróquia foi elevada a Santuário por Dom Aldo di Cillo Pagotto, hoje o grupo de conta com 31 coroinhas, e muitos ainda hão de vir, pois nossa missão não pode parar. 
  Muitos jovens precisam sentir este chamado para servir ao altar assumindo a missão de coroinhas. Que São Tarcísio, nosso padroeiro e intercessor, possa velar sempre pelos jovens que tomam esta decisão de servir ao senhor com alegria, e nunca deixe esta chama viva se apagar dentro daqueles que o servem.
   

sábado, 10 de novembro de 2012

imagens do nosso santuário e da nossa cidade













A História do Santuário Nossa Senhora da Conceição



Construída em agradecimento a Deus e em homenagem a Nossa Senhora da Conceição pelo Dom da Vocação de Dom Vital um ilustre Filho de Pedras de Fogo.
Em 1842, os capuchinhos italianos inauguram suas missões no nordeste Brasileiro. Frei Serafim de Catânea a iniciou evangelizando a Paraíba.
Em 1852, dez anos após o inicio das missões Frei Serafim centralizou sua ação missionária em São Miguel de Taipu. Nesta época Pedras de Fogo pertencia a freguesia de Nossa Senhora dos Anjos de São Miguel de Taipu.
Nesta época também só existia três freguesias na Paraíba: N. Senhora das Neves (capital); N. Senhora dos Anjos (S. Miguel de Taipu) e São Pedro e São Paulo (Mamanguape) durante as Santas missões em Pedras de Fogo Dom Vital com apenas 8 anos, estreita os laços com Frei Serafim. Sua desenvoltura causava admiração ao missionário Frei Serafim e aos fiéis. A partir desta relação com os missionários capuchinhos, criara em Dom Vital uma consciência missionária.
Em 1854 com apenas 10 anos Dom Vital é matriculado no Colégio Benfica em Recife e logo após é recebido no Seminário de Olinda, pois no Brasil não existia noviciado capuchinho, mas o sonho em ser Padre persistia.
Em agradecimento a Deus pela vocação de Dom Vital Frei Serafim resolve construir em Pedras de Fogo, uma Igreja dedicada a Nossa Senhora da Conceição.Frei Serafim viaja a Itália, na volta traz recursos e o projeto arquitetônico da nova igreja. O Frei Serafim deseja oferecer a Pedras de Fogo um grandioso templo, que marcasse a missão e a vocação de Dom Vital.
Em 1860 depois de uma longa atividade missionária em Pernambuco, se dá em Pedras de Fogo o encerramento das missões, com uma peregrinação de fé e penitência. E no final deste mesmo ano começa a construção da igreja de Pedras de Fogo.Em 1863 Frei Serafim é forçado a deixar a direção dos trabalhos de construção da Igreja e assume a Prefeitura Capuchinha da Penha, no Recife. Mas confia a um mestre de obras a continuidade dos trabalhos, e varias vezes visita Pedras de Fogo.
Em 1865 em Janeiro deste ano, Frei Serafim finalmente inaugura a belíssima Igreja de N. Senhora da Conceição, com uma Solene Procissão de Recife a Pedras de Fogo, levando varias Imagens que trouxe da Europa.Os capuchinhos consideravam Pedras de Fogo, a terra predileta do Frei Serafim. Agora é a comunidade que lhe dedica especial predileção e agradecimentos pela construção da Igreja Nossa Senhora da Conceição. Por isso o nome da rua lateral da Igreja chama-se Rua Frei Serafim, enquanto a rua em frente a Igreja chama-se Dom Vital. Da Sabedoria histórica e da consciência cristã; faz-se juntar dois personagens importantes na vida da cidade de Pedras de Fogo e da Paróquia de N. Senhora da Conceição, como também da importância de Dom Vital para a Igreja no Brasil e no mundo: Dom Vital o mártir da fé!
Em 08 de dezembro de 2007 atendendo ao pedido do Pároco Pe. Cícero Alberes o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, elevou a dignidade de Santuário a Matriz de Pedras de Fogo em virtude de sua importancia Histórica e arquitetônica.
 Paróquia-Santuario N. Srª da Conceição